'Então, os que temiam ao SENHOR falavam uns aos outros; o Senhor atentava e ouvia; havia um memorial escrito diante dele, para os que temem o SENHOR, e para os que se lembram do Seu nome.'' (Malaquias 3:16)

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

ANDANDO COM SEGURANÇA

 INTRODUÇÃO: Enganam-se os que pensam que podem encontrar segurança no homem, na riqueza, no poder, no conhecimento e na sabedoria: “Assim diz o Senhor: Maldito o varão que confia no homem, e faz da carne o seu braço, e aparta o seu coração do Senhor!” (Jr 17.5).
           Os sentimentos de insegurança e de medo são natos no ser humano. E, somam-se a isso uma série de fatores externos que nos levam a um clima de instabilidade física, emocional e espiritual muito grande. Tudo se constitui em um verdadeiro esquema de valores doentios danosos a nossa segurança e saúde.
           Podemos mencionar dentre outros, os seguintes fatores: As investidas malignas, as amizades, o mundo com o seu esquema pecaminoso, a ciência, a cultura, o trabalho, a família, finanças, relacionamentos, negócios, desânimo, incredulidade, preocupações, ansiedade, depressão, ignorância, laços de morte e do inferno, conforme encontramos nos Salmos 18. De 4 a 7 lemos:
           Cordas de morte me cercaram, e torrentes de perdição me amedrontaram. Cordas de Seol me cingiram, laços de morte me surpreenderam. Na minha angústia invoquei o Senhor, sim, clamei ao meu Deus; do seu templo ouviu ele a minha voz; o clamor que eu lhe fiz chegou aos seus ouvidos. Então a terra se abalou e tremeu, e os fundamentos dos montes também se overam e se abalaram, porquanto ele se indignou.
 

I  – A NOSSA SEGURANÇA ESTÁ NO SENHOR DEUS.
          “Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; se o Senhor não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela” (Sl 127.1).
           “Uns confiam em carros e outros em cavalos, mas nós faremos menção do nome do Senhor nosso Deus. Uns encurvam-se e caem, mas nós nos erguemos e ficamos de pé. Salva-nos, Senhor; ouça-nos o Rei quando clamarmos” (Sl 20. 7-9).

1 - Deus já nos proveu dos meios necessários para nossa segurança:    

          “Porque o SENHOR será a tua segurança; guardará os teus pés de serem presos” ( Pv 3. 26 ). Deus quer que os seus filhos estejam livres e não presos. “Para a liberdade Cristo nos libertou; permanecei, pois, firmes e não vos dobreis novamente a um jogo de escravidão” (Gl 5.1).

1.1 – Jesus. Ele veio ao mundo para nos libertar: “E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará” (Jo 8.32). O que precisa acontecer é a presença dEle no nosso barco. A Bíblia diz: “Entrando Ele no barco... (Mt 8.23-27).
          E, entrando ele no barco, seus discípulos o seguiram. E eis que se levantou no mar tão grande tempestade que o barco era coberto pelas ondas; ele, porém, estava dormindo. Os discípulos, pois, aproximando-se, o espertaram, dizendo: Salva-nos, Senhor, que estamos perecendo. Ele lhes respondeu: Por que temeis, homens de pouca fé? Então, levantando-se repreendeu os ventos e o mar, e seguiu-se grande bonança.
           Quem está controlando o barco da sua vida? É você, as circunstâncias,  o mundo, as pessoas ou Jesus?.  A presença de Jesus não evita tempestades, mas, acalma-as. Ele tem poder sobre elas. “Bem sei que tudo podes” (Jó 42. ).  No barco de Jesus há segurança, salvação, tranquilidade e paz. Nenhuma tempestade é capaz de abalar o barco de Jesus. Portanto, entregue a Ela o controle e descanse em paz! A única coisa que você precisa é tão somente crer. Exercitar a fé. Jesus disse aos discípulos: “Por que temeis homens de pouca fé?
1. 2 - A fé.  Ela não neutraliza as tempestades desta vida, mas, vence-a. A fé cria a coragem para se enfrentar a fúria e os ventos contrários do mar agitado (Atos 27 ). Quem anda por fé é vencedor: “Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé” (1 Jo 5.4). O nosso grande desafio é: “Porque no evangelho é revelada, de fé em fé, a justiça de Deus, como está escrito: Mas o justo viverá da fé” (Rm 1.17). Só vive por fé quem anda por fé e não por vista.
1. 3 – A Palavra. A fé para funcionar precisa da PALAVRA (Rm 10.17).
        “Logo a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Cristo”.
         A fé tem por fundamento a Palavra escrita e revelada. Quem a ouve, ler e guarda é feliz e abençoado. Anda de vitória em vitória! (Ap 1.3). Pela fé podemos remover montanhas:
 Respondeu-lhes Jesus: Tende fé em Deus. Em verdade vos digo que qualquer que disser a este monte: Ergue-te e lança-te no mar; e não duvidar em seu coração, mas crer que se fará aquilo que diz, assim lhe será feito. Por isso vos digo que tudo o que pedirdes em oração, crede que o recebereis, e tê-lo-eis (Mc 11.22-24).

1. 4 – O Espírito Santo. Para nossa segurança Deus nos enviou o Seu Espírito. Andar por fé é o mesmo que andar no ESPÍRITO. Quem anda no espírito não se estressa, não se preocupa, não anda ansioso e nem com medo:  “Porque Deus não nos deu o espírito de covardia, mas de poder, de amor e de moderação” (2 Tm 1.7). Estes são recursos que Deus nos disponibilizou para que andemos em segurança: A pessoa de Jesus, a fé, a palavra e o Espírito Santo. Nada e ninguém poderão roubar a nossa paz.
            Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Todo-Poderoso descansará. Direi do Senhor: Ele é o meu refúgio e a minha fortaleza, o meu Deus, em quem confio. Porque ele te livra do laço do passarinho, e da peste perniciosa. Ele te cobre com as suas penas, e debaixo das suas asas encontras refúgio; a sua verdade é escudo e broquel (Sl 91.1-4).
           A palavra de Deus nos ensina a lançarmos sobre o Senhor toda a nossa ansiedade, porque Ele tem cuidado de nós ( Fp  4. 6 - 9). Portanto, com Jesus chegaremos ao porto seguro e desejado, amém!

                   (Esta palavra eu a ministrei no culto de 3ª feira na Igreja Batista Memorial).

Pastor Manoel Pedro de Souza

Feira de Santana-BA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário